Bloco Afro Bankoma
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
O Bloco Afro Bankoma nasceu no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, hoje sob a liderança de Mameto Kamurici, e foi às ruas pela primeira vez no ano 2000, exibindo o resultado das oficinas de arte-educação e economia solidária que eram desenvolvidas na comunidade de Portão, bairro de maioria negra situado no município de Lauro de Freitas.
A música, instrumentos, dança, adereços e roupas produzidos nas oficinas foram apresentados pela primeira vez à comunidade no ano 2000, durante a micareta de Portão, reunindo 700 componentes, mostrando a alegria e tradição africana de todas as nações de candomblé. Bankoma, é uma palavra de origem banto, significa “povo reunido em festa”, que fomenta atividades regulares, fortalecendoidentidades, valorizando a cultura negra e elevando a autoestima da comunidade, trazendo perspectivas de representação e participação social para comunidades tradicionais.
A Banda Bankoma anima e move o Bloco Afro Bankoma em dois dias de desfile no Carnaval de Salvador fazendo 3.500 foliões dançarem ao som de uma base percussiva que comanda cordas, sopro e voz. O som é uma viagem pela musicalidade africana no mundo que tem como ponto de partida os sons da Bahia. O terceiro dia de desfile é realizado na cidade de origem, o município de Lauro de Freitas. Antes de ir embora, o Bankoma agradece e abraça o bairro de Portão com um desfile sem cordas, se despedindo do Carnaval e da comunidade.
Israela Ramos
Fonte: http://bankoma.com.br/
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.