Renato Lima
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Renato Lima de Oliveira é um ator baiano de Lauro de Freitas, já fez participações em espetáculos na Escola de Teatro da UFBA, na TV protagonizou um seriado para a rede pública com a exibição na TV BAHIA, TV BRASIL, TV FUTURA e REDE ANÍSIO TEIXEIRA.
Ele começou sua carreira teatral ainda no colegial, surpreendendo seus professores com seus textos sempre polêmicos.
No cinema, fez uma participação no filme “Contos de um Carnaval” também passou por produções independentes e mostras em festivais como Boca de Brasa, Festival de Música NEOJIBA, e o musical “Alice no País das Maravilhas” no Teatro Jorge Amado. É também escritor de crônicas e ensaios, com muitos de seus textos publicados no site LAURO NEWS. Renato é diretor do Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia.
Em 1998 fundou a Companhia de Teatro Loubus junto com a socióloga Célia Lopes e o ator Edson Oliva, também fez atuação como o personagem Satanás na encenação da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas. Teve a proezade fazer 9 personagens na montagem “Controvérsias” em 2001 em cartaz no teatro do SESC Pelourinho.
Com a conquista do seu DRT profissional Renato Lima lançou sua primeira montagem em 2007 com direção de Edson Oliva parceria que rendeu cinco prêmios no festival de teatro de Pojuca inclusive de melhor espetáculo e Lima ainda foi indicado como melhor ator.
Escreveu a peça Schizophenic retratando uma prostituta e sua vida cotidiana com visões românticas da própria vida. Renato Lima é considerado um ator versátil e polêmico, com uma citação pessoal “Eu sou um artista de mentiras medíocres”. Como artista plástico aplica variadas técnicas como a colagem, tinta óleo sobre a tela e desenhos gráficos dentre outras.
Ressalte-se que Lima é diretor do Polo de atores e coordenador do núcleo Dom Quixote, criador e integrante do IABA do Instituto de Adereços da Bahia.
Fontes:
https://incucateatro.blogspot.com>2011/08
https://m.facebook.com/myproducao-home
http://renatolimaator.blogspot.com/2009/02/o-ator-renato-lima-iniciou-sua-carreira.html?m=1
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.