Marcha por efetivação de políticas públicas no Julho das Pretas movimenta Lauro de Freitas
- Lauro Criativa
- 22 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
No Julho das Pretas a cidade tem um importante momennto. Trata-se da comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Será no dia 24 de julho de 2024, às 16h, na Praça Martiniano Maia em Lauro de Freitas que servirá de ponto de concentração para uma marcha comemorativa. Nesta data especial, mulheres se posicionarão como guardiãs das políticas públicas, esclarecendo a população sobre as necessidades em diversas áreas da sociedade.
Este evento é uma homenagem à Tereza de Benguela, uma líder quilombola do século XVIII, reconhecida por sua coragem, liderança e resistência. Nascida por volta de 1700, Tereza comandou o Quilombo de Quariterê, um dos maiores quilombos do Brasil colonial, onde promoveu a liberdade, autonomia e preservação cultural de seu povo. Sua habilidade política e diplomática garantiu relações comerciais e negociações com autoridades coloniais, desafiando as estruturas de poder da época.
E por aqui temos a fibra e resistência das mulheres pretas? Sim. E muito! Vamos citar apenas Terezinha Barros, uma mulher incansável na luta e no movimento pelo avanço dos direitos da mulher, idealizadora deste evento e que representa muito bem estas mulheres que lutam, sempre, e estão ocupando cada vez mais os espaços antes monopolizado pelo patriarcado.
A data de 25 de julho é especialmente significativa, pois celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Este evento enaltece a trajetória de Tereza de Benguela mas também honra o legado de todas as mulheres negras que resistiram e continuam a resistir ao longo da história.
Embora o Quilombo de Quariterê tenha sido destruído por uma ofensiva militar em 1770, e Tereza tenha sido capturada, sua história permanece como um símbolo de resistência e luta por justiça e igualdade. A comemoração em Lauro de Freitas é uma oportunidade para reconhecer e celebrar essa herança de força e resistência.
Venha participar e celebrar conosco a força das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas! Junte-se a nós nessa marcha em defesa dos seus direitos e bem viver.
Data: 24 de julho de 2024, 16h.
Local: Lauro de Freitas
Realização :
SOS Articulação de Mulheres Negras de Lauro de Freitas, Laurocriativa, Vida e Movimento e Cia de Teatro Êba!

Participe e faça parte desta história de resistência e luta!
Mulheres no poder!